Você já parou para imaginar quais são os processos necessários para que uma web rádio consiga ir ao ar? O streaming rádio é um deles — e um dos mais importantes.

Antes da popularização da internet, este recurso era usado principalmente pelos canais de televisão, seja na transmissão de programas ao vivo ou na cobertura de eventos importantes. Hoje, o streaming rádio é muito popular e também lucrativo, sendo um dos produtos de maior consumo na internet.

Neste post, explicaremos para você o que é e como funciona um streaming de rádio, além de auxiliar na escolha do melhor sistema para criar o seu.

Entenda o que é streaming

O streaming — cuja tradução é “fluxo contínuo” — nada mais é do que a transferência de áudio ou vídeo via internet.

O grande benefício desse serviço é que o usuário não precisará baixar o conteúdo para acompanhá-lo, pois tudo é transmitido ao vivo: o recebimento e repasse da informação (em nosso caso, a transmissão da sua rádio) são feitos de forma instantânea.

Já existem várias empresas que utilizam o serviço de streaming, como a Netflix, Spotify, Rdio, entre outras. Para uma rádio web, essa funcionalidade é crucial para o sucesso do seu negócio.

Para criar um streaming, é necessário que algo gerencie a transmissão do conteúdo em seu computador, que deverá ter uma conexão banda larga. Além disso, os arquivos deverão estar em formatos específicos de áudio ou vídeo. O resultado será enviado para um servidor e transmitido para os seus telespectadores ou ouvintes.

Para que a transmissão seja encontrada em seu site, é preciso colar um pequeno código HTML referente ao streaming em sua página, permitindo que os seus seguidores fiquem no site e acompanhem o conteúdo, aumentando o tempo de permanência.

Existem inúmeras possibilidades de usar streaming na internet além das rádios web — lives para esclarecer dúvidas de um algum público, aulas on-line, transmissão de jogos, entre outros.

Veja alguns formatos de áudio para streaming rádio

Um ponto que merece atenção na hora de fazer streaming é o formato do áudio, pois é ele quem vai definir a qualidade do som da sua transmissão, além do fato de que escolher um formato incompatível com o sistema fará com que os seus ouvintes não ouçam nada.

Conheça adiante os principais formatos de áudio para streaming rádio:

MP3

Um dos formatos mais populares da internet atualmente. Foi criado em 1987 na Alemanha por um grupo de pesquisadores. A qualidade do áudio pode ser muito boa, tudo dependerá dos equipamentos utilizados na captação. Além disso, o MP3 é bastante popular e compacto, podendo ser reproduzido pela maioria dos players existentes no mercado.

WMA

Formato de áudio produzido pela Microsoft. Sua qualidade de som é superior ao do MP3, além dos arquivos serem mais leves. O primeiro codec WMA foi produzido por Henrique Malvar, que mais tarde transferiu para o Media Team da empresa de softwares.

AAC

Foi desenvolvido pelo grupo MPEG para superar alguns problemas encontrados no formato MP3, apresentando uma qualidade de áudio superior. Muitos acreditam que o AAC se tornou o seu sucessor, sendo até mesmo o formato padrão adotado pela Apple.

FLAC

No processo de compressão, alguns formatos como o MP3 e o WMA sofrem perda de qualidade. Já com o FLAC, você terá um arquivo mais pesado porém sem perda na qualidade do produto final. Apesar de ser aceito em muitos serviços e dispositivos, os produtos da Apple não possuem suporte para esse formato.

  • o tipo de mídia que será utilizada;
  • a qualidade do serviço que deseja entregar para o seu público;
  • o número de pessoas que acompanharão a sua transmissão simultaneamente.

Aprenda como escolher um streaming para a sua rádio

Para escolher o serviço de streaming, é preciso prestar atenção a três pontos:

Também é preciso levar em conta as características do seu público. Se a maioria dos seus ouvintes acompanha a rádio via smartphone, é interessante que o serviço de streaming, bem como o seu site, sejam responsivos, para que os usuários tenham a melhor experiência possível.

Dessa forma, você conseguirá escolher o serviço que melhor se adaptará as suas necessidades, e como existem várias faixas de preço e pacotes, você poderá encontrar um preço acessível. cilque aquí para conseguires streaming de áudio.